ILHAS DO SÃO FRANCISCO

Roteiro pelas ilhas do velho chico
Ilha do Rodeador
Crédito: sued2014, CC BY 3.0 ,via Wikimedia Commons
Ilha do Rodeador

Setembro já começa a primavera e a temperatura aumenta em Petrolina – é o início da boa época para fazer o passeio pelas ilhas do São Francisco. Se der, prefira entre segunda e sexta para evitar a aglomeração do fim de semana.

Ilha do Fogo (acesso pela ponte Presidente Dutra)

Perto de Petrolina, a ilha do fogo é a mais concorrida, ficando lotada muitas vezes, até porque  abre aos sábados e domingos mesmo. Não há muita estrutura para atendimento e vale levar uma mochila com lanche caso não ache nada para comprar. A boa notícia é que é possível alugar equipamentos para praticar esportes náuticos, como caiaque e stand up paddle, nas águas do rio. Uma delícia ir bem cedinho para isso!

Ilha do Rodeadouro ( acesso estrada da Tapera e barco)

O passeio pelas ilhas oferece boas paisagens
Crédito: Sr. Ridículo, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
O passeio pelas ilhas oferece boas paisagens

travessia para a ilha é rápida e a saída para a estrada é melhor por Petrolina. É um lugar para passar o dia tomando banho de rio e petiscando pelos restaurantes – são muitos à escolher e com cardápios cheios de pratos da culinária local, como o surumbi maitê, o tambaqui assado e a picanha do sol.

Ilha do Massangano (acesso estrada Tapera e barco)

Saindo de Petrolina, siga pela estrada da Tapera até onde são feitas as travessias. O lugar é o mais tranquilo das três ilhas e abriga uma comunidade simples e com ritos tradicionais, que lhe confere um encantamento ainda maior. É lá a casa do Samba de Véio, uma das mais antigas manifestações populares do Brasil.

Compartilhe esta publicação: