MUSEU DO SERTÃO É REABERTO

Museu do Sertão é ponto turístico para quem vem a Petrolina e quer entender melhor a vida e história do povo sertanejo. Após um tempo fechado por conta da pandemia, o espaço reabriu levando em consideração as medidas necessárias para um funcionamento seguro. O horário de funcionamento é de terça à sábado das 9h às 17 horas e aos domingos, até às 14h. 

Museu do Sertão
Crédito: WikiMedia
Museu do Sertão

O Museu tem como missão resgatar, preservar e contar a história do homem sertanejo da região. São mais de três mil objetos divididos em nove alas. Juntas, elas reúnem fósseis, vestimentas, máquinas, meios de transporte, espécies de flora e fauna e relíquias sagradas para o povo do sertão.

Chama atenção a reprodução do interior de uma casa sertaneja do início do século 20, com moveis da época, fogão à lenha e armas usadas para caça e defesa. Outros destaques são a ala de Recursos Naturais com exemplares de minerais, rochas e fósseis do período cretáceo –  quando o sertão era mar – , e o Jardim Sertanejo, inspirado no bioma da caatinga.

 

Casa Sertaneja
Crédito: Nill2014 WikimediaCommons
Casa Sertaneja

Personagens importantes da história da cidade também são lembrados com peças próprias no acervo, como roupas de Dom Malan, primeiro bispo de Petrolina e a máquina de escrever de Joãozinho do Pharol, dono do primeiro jornal da cidade. Até Lampião, Rei do Cangaço, tem seu espaço no Museu com objetos pessoais. Uma viagem no tempo que vale ser feita.

Endereço: Rua Esmelinda Brandão, s/n | Centro

Compartilhe esta publicação: