Petrolina é destaque no Nordeste

O belo Rio São Francisco
Crédito: Pixabay
O belo Rio São Francisco

Mesmo em meio ao difícil cenário atual, Petrolina tem motivos para comemorar e deixar sua gente orgulhosa – deixando para trás grandes capitais, foi classificada como melhor cidade do Nordeste em qualidade de vida no ranking da consultoria Macroplan, publicado pela revista Exame. E, pela Urban Systems, aparece como segundo melhor destino para investimentos agropecuários no país. Não é pouco para uma cidade pequena e tranquila, às margens do Rio São Francisco, perto de completar 126 anos de vida.

Os bons resultados em educação e saneamento explicam o posicionamento da Macroplan. A cidade tem vagas suficientes para atender 100% das crianças em idade pré-escolar, além de boa oferta de cursos universitários. Na economia, o setor agropecuário responde por quase 20% do PIB –  é o maior polo de fruticultura irrigada do Brasil –  e impulsiona os demais setores, como serviços, que corresponde a 60% da geração de renda local.

Manga para exportação em Petrolina
Crédito: Pixabay
Manga para exportação em Petrolina

Para quem mora na cidade, esses números se refletem em qualidade de vida, boa oferta de emprego, segurança e gestão pública eficiente. Petrolina tem ótima estrutura em relação a gastronomia, turismo e lazer – está entre as cidades selecionadas pelo Ministério do Turismo para fazer parte do Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. Ou seja, é também um bom lugar para uma viagem de férias

Turismo

Cachoeira do Salitre
Crédito: Manope2011,Public Domain, via WikimediaCommons
Cachoeira do Salitre

Uma boa rede hoteleira e pontos turísticos variados fazem de Petrolina também um destino de destaque no turismo nordestino. A beleza e simbolismo do Rio São Francisco funcionam como ponto de partida para vários roteiros – um dos mais conhecidos é o Vapor do Vinho, para visita as vinícolas da região.

Orla do rio com badalação noturna, o Bodódromo, a Barragem de Sobradinho, o Balneário das PedrinhasCachoeira do Salitre, as ilhas do São Francisco, o Museu do Sertão e até mesmo a vizinha Juazeiro, que desnuda um pouco da Bahia para o viajante bastando passar a ponte Presidente Dutra, são bons motivos para se conhecer a cidade. Só tome cuidado porque tem muita gente que foi visitar e acabou ficando por lá…

Compartilhe esta publicação: